31.10.17

#NovosDefeitos - Melhorando o background do personagem

      Muitos jogadores têm dificuldades em criar um bom histórico para seu personagem. Quando criam, o fazem com pouco esmero, resultando em alguém sem motivações de viver, sejam intrínsecas ou extrínsecas, ou para serem aventureiros. Na verdade, segundo o histórico enxuto do personagem, dificilmente ele mesmo saiba o porque de estar nessa empreitada.

      Além disso, muitos jogadores criam históricos onde sejam sozinhos no mundo e a procura de uma chance de enriquecer e ser alguém na vida. Em resumo, ele estará motivado a participar de praticamente qualquer empreitada que apareça e durante os roleplays ele será o que menos fala, justamente por não ter nenhuma lembrança ou vivência relevante em sua vida, sendo essa a primeira de toda a vida do personagem. Ele não tem pais, não tem amigos, nenhum parente, nada... Provavelmente todos foram mortos num ataque de Orcs onde morava - e nem vingança ele busca - ou ele veio de um outro país ou mundo e não pretende voltar. Sabe-se lá por quê! Nem mesmo o jogador sabe, ele só quer que seu personagem esteja 100% dentro da missão, sem ser interferido por relações mau resolvidas em seu histórico, tornando o personagem praticamente um PdM ou filho de chocadeira, sem nenhum passado, um monte de números ou uma máquina de matar, se preferir.

      Alguns jogadores gostam disso, criar um personagem sem defeitos que o Mestre possa explorar para criar cenas em que seria prejudicado. O que é ruim, claro! Mas é isso que trás maior sentido de humanidade ao personagem, o que também cria boas histórias em campanha, bons relacionamentos, boas resoluções e também mais diversão ao jogo.
      Outros jogadores têm preguiça ou mesmo dificuldade, falta de criatividade ou coisa do tipo. Sugiro que leia bastante, assista bastante filmes, séries, animes, cartoons... Uma hora a inspiração vem no juntar de retalhos de muita coisa que viu por aí.

      Porém, como alternativa, o jogo 4D&T trás o sistema de Defeitos, em que por mais que o personagem seja bonzinho e só tenha feito coisas boas na vida, ele tem um Defeito, uma mania chata, uma maldição, um Código estranho que siga com toda sua alma, qualquer coisa. Algo que o tornará mais interessante, engraçado, divertido de se interpretar... Não só um punhado de estatísticas ou um corpo sem alma.
      Para complementar esse sistema, trago aqui 4 Defeitos que estão diretamente relacionados ao histórico do personagem. Eles sozinhos dão margens para incríveis histórias que aconteceram antes do personagem se tornar aventureiro ou que podem acontecer durante a própria campanha. Cabe ao Jogador e Mestre entrarem em acordo de como isso acontece.

Inimigo
Você tem um eterno rival ou um inimigo mortal.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Sempre que você entra em combate ou entra alguma situação arriscada seu inimigo pode aparecer e resolve lhe provocar - ou enviar alguns capangas. O Jogador deve rolar 1D, em caso de número par o inimigo irá aparecer, ainda deve realizar um teste de Vontade CD 20, se falhar, aceitará as provocações de seu inimigo e abandonará o que estiver fazendo para lutar com ele.
Especial: O Inimigo pode ser um Personagem do Mestre ou mesmo um Defensor, nesse segundo caso, ambos devem possuir o Defeito e o destino se encarregará de juntá-los quando estiverem em perigo.

Objetivo de Vida
O Defensor nasceu para um objetivo único, que não deixará de pensar nisso um minuto sequer.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Escolha um objetivo, como salvar alguém, vingar-se de ou por alguém, colecionar algo ou qualquer outra coisa considerada importante para o personagem, mesmo que inútil aos olhos alheios. Funciona como um Código de Honra, caso o personagem realize ações que não o levarão para mais perto de seu objetivo, ele receberá uma penalidade de -2 em todas as jogadas.

Procurado
Você fez algo terrível e muita gente quer sua cabeça como prêmio.
Pré-requisitos: -
Malefícios: Quando você se encontra em um local com um número muito grande de civís/PdMs ou entra em alguma situação arriscada, você pode ser reconhecido e alguém irá avisar aos seus inimigos que está no local, logo uma ou mais pessoas podem aparecer e querer resolver seus problemas.
A chance de aparecer alguém depende do número de pessoas aos arredores, o que também interfere no tempo de chegada dos seus algozes. O Mestre rola em segredo 4D + DVs do Procurado.
- Vilarejo CD 30, 1 rodada
- Aldeia CD 25, 1 rodada
- Cidade CD 20, 2 rodadas
- Cidade grande CD 15, 2 rodadas
- Metrópole CD 10, 3 rodadas
Se aparecerem, é melhor fugir; aliados falham automaticamente na tentativa de persuadi-los a não lhe caçar, mas podem ganhar tempo.
Também é válido lembrar que pessoas que ajudam Procurados a fugir de seus carrascos também podem se tornar Procurados.

Segredo
Sua história esconde algo muito grave para ser compartilhado.
Pré-requisitos: Infame, Detestado ou Procurado
Malefícios: Este segredo deve envolver algum grupo específico: sua família, seus amigos, membros de sua raça, de outra raça ou a própria sociedade; quando alguém descobre seu segredo e fica sensibilizado por ele você recebe -2 em testes de perícia baseados em Carisma (+0 caso a pessoa tenha um segredo igual). Além disso cada tipo de segredo tem um efeito diferente quando é descoberto:
- Vergonha: recebe Infame ao se relacionar com o grupo que não pode saber de seu segredo, +2 para evitar deixar seu segredo escapar;
- Rejeição: recebe Detestado ao se relacionar com o grupo que não pode saber seu segredo, +4 para evitar deixar seu segredo escapar;
- Morte: você é Procurado por aqueles que não podem saber seu segredo, +6 para evitar deixar seu segredo escapar.
Especial: Esse Defeito oferece o benefício de ocultar o motivo dos Defeitos do pré-requisito e bônus em testes para evitar deixar seu segredo escapar, porém, trás o equivalente em malefícios, como os redutores do segredo e o fato de acumular com o Defeito do pré-requisito caso seja descoberto.
Observação: É possível comprar o Defeito Segredo três vezes, uma vez para cada Defeito do pré-requisito, desde que o tenha.

9 comentários:

  1. Parabéns pela postagem DJ! Infelizmente muita gente joga por jogar.. Nossa mesa de rpg esta cheia de jogadores assim! Espero que o texto sirva de aprendizado pra eles ✌👌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu, em minha cabeça, tenho toda uma história pra meu personagem,e procuro agir de acordo com ela... Acho que vou tentar estimular mais o pessoal a elaborar os personagens perguntando do passado deles... Aposto que vou pegar uma galera desprevenida, huehuehue

      Excluir
    2. É, cara... O bicho pega pro nosso lado! O povo não tem interesse nenhum em fazer um bom jogo, interpretar um bom personagem. Só querem saber de zuar e rolar dados pra combate... Porque até dado pra interpretação eles reclamam!

      Isso aí, Yuri! Mas a história do Draggan já tá pronta! xD

      Excluir
  2. Eh isso aí maninho belo texto... então jogadores pensem na sua próxima jornada e elaborem n apenas uma simples personagem... criem A personagem... bom jogo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah vlw, cara! E fica a dica aí pros novos aventureiros! ;D

      Excluir