19.12.17

Personagens Multiclasse em 4D&T

No Manual 4D&T não há regras específicas para personagens que possuam mais de uma classe, como imposição, todo personagem só pode pertencer e possuir níveis de uma única classe e isso nunca poderá mudar.
Também pudera, o Manual 4D&T tem apenas 3 classes básicas, sem contar as 4 especiais do Manual da Magia, que são altamente customizáveis, podendo gerar tipos diferentes de personagens mesmo com a mesma classe, bastando apenas escolher os Talentos, Defeitos e Perícias certas, e além disso, seus níveis são limitados 10. Por conta disso, dificilmente algum jogador encontrará vantagens em ser Multiclasse como é bastante vantajoso em outros jogos d20.
Multiclasse, em jogos OGL d20, como o saudoso D&D, são personagens geralmente possuem níveis em uma ou mais classes, criando personagens versáteis com habilidades únicas, mas que se conversam, ou não. E é com essa única regra que é possível customizar personagens nesses jogos, diferente do 4D&T.

Mas aqui serão mostrados bons motivos para se adquirir níveis em outra(s) classe(s) no 4D&T:

- Combatente: possui um alto BBA, uma alta quantia de PVs, boa utilização de armas e equipamentos, além de Talentos adicionais a cada 2 níveis;
- Conjurador: capacidade de lançar magias e uma grande quantidade de Talentos e Defeitos específicos para a classe;
- Especialista: possui 2 resistências boas, Talentos adicionais e cada 2 níveis e 2 grupos de perícia;
- Clérigo: possui alto BBA, alta quantia de PVs, 2 resistências boas, boa utilização de equipamentos e ainda lança magia;
- Druída, Mago e Feiticeiro: nenhuma...

"Mas como isso é possível usando a regra clássica de Multiclasse do D20?"
Claro que, conhecendo o D20 antes de ingressar ao 4D&T é sabido que nem toda característica da nova classe é agregada à classe que já possui, é necessário escolher apenas uma ou duas vantagens, como um Talento extra de Usar Arma, Armadura e Escudo, ou uma Habilidade de classe, ou uma nova Perícia ou um bônus em Resistência, por exemplo.
Mas o foco de 4D&T é criar personagens exageradamente poderosos, então, para este sistema, um novo conceito de Multiclasse será adicionado, o Multiclasse Total. Onde todas as características da nova classe são adicionadas na classe já existente.

- Usar Armas e Equipamentos: utilize a listagem dos Talentos da classe com mais vantagens neste quesito, logo um Conjurador que adquira nível de Combatente saberá utilizar todas as Armas Simples e Comuns, além das Armaduras Leves, Médias e Escudos.

- Resistências: agora você terá mais uma Resistência boa, ou duas caso adquira níveis de Especialista, que pode ser a mesma da primeira classe ou uma nova. Ou seja, um Especialista que já tinha Reflexos e Vontade como Resistência boa pode adquirir um nível de Clérigo e escolher Fortitude e Reflexos novamente como Resistência boa. Consulte a tabela de progressão das Resistências para ambas classes e some os bônus, nesse caso, um Especialista 1/Clérigo 1 teria Fortitude +2, Reflexos +4 e Vontade +2, além dos bônus de Habilidade.

- BBA: some o BBA corresponde ao nível de cada classe que possua. Por exemplo, um Especialista 3/Combatente 1 terá +3 BBA, enquanto um Combatente 9/Conjurador 1 terá +9/+4.

- Perícias: você se tornará um expert naquilo que faz, simplesmente ganhando um novo grupo. Ou seja, um Humano Combate já tem 2 grupos de perícia, caso adquira um nível de Especialista irá ganhar 2 novos grupos de perícia!
Isso mesmo, um Humano Combatente/Conjurador/Especialista terá 5 grupos de perícia! Vale lembrar que não é possível e nem permitido repetir grupos de perícia, mas a regra dos bônus de Sinergia ainda se aplica, sendo agora +2 para 2 grupos, +3 para 3 grupos e assim por diante.

- Talentos: essa é a parte mais difícil. Você irá ganhar além dos talentos adicionais da classe, talentos extras por níveis totais, como os DVs de Monstro. Ou seja, um Combatente 2/Conjurador 1/Especialista 3 terá 5 Talentos adicionais e 3 Talentos por níveis totais (1, 3 e 6), totalizando 8 Talentos.

- Magias: Magias Arcanas e Divinas não se misturam, mas Arcana se mistura com Arcana e Divina com Divina. Assim, um Clérigo/Druída terá suas Magias Conhecidas e Diárias somadas, para um Mago/Feiticeiro a mesma coisa. Porém, para um Clérigo/Mago isso não é possível. Nesse caso, a classe Conjurador é um coringa, que pode aprender tanto magias Arcanas quanto Divinas, caso exista um Conjurador/Clérigo/Mago ele deverá escolher em qual tipo de magia irá somar a classe Conjurador, ou pode optar por não somar nenhuma e ter sempre as 3 possibilidades à disposição.

"Mas daí o personagem ficará muito forte! Como administrar isso?"
Não deixe que simplesmente o personagem durma e acorde com um novo leque de conhecimentos e poderes. Esse novo aprendizado deverá ser conduzido através de missões durante o jogo, um longo período de abstração do mundo, um tempo de refúgio nas montanhas, um curso intensivo com um mestre, a estadia em uma escola, um alto custo em PAs ou que quer que seja. Além disso, se os Defensores podem ser Multiclasse os Vilões, Generais, Monstros e Grunts também, pense nos estragos que um General Monstro, Monstro Combatente ou um Grunt Especialista pode causar!
Mas, o Mestre que permitir esse tipo de poder ser liberado num piscar de olhos com certeza tem pouca imaginação, preguiça ou é muito bonzinho mesmo.

BÔNUS: NOVO TALENTO

Magia Evolutiva
Você evolui sua aprendizagem em magia mesmo treinando outras habilidades.
Pré-requisitos: Multiclasse, classe capaz de lançar magia no primeiro nível
Benefícios: Você soma os níveis de outra(s) classe(s) ao seu nível de Conjurador para determinar Magias Conhecidas e Diárias.
Especial: Note que este Talento só tem efeito se escolher uma classe conjuradora em seu 1° nível de personagem.

E aí? Gostou da nova regra? Comenta o que achou e nos dê um feedback dos seus testes! See ya! õ/

Nenhum comentário:

Postar um comentário